31 de janeiro de 2008

>> plaisir partager

numa altura em que se fala nos valores astronómicos que as marcas pagam para ter um anúncio de 30 segundos no intervalo do superbowl norte-americano, deixo-vos com 38 segundos de uma campanha que vale realmente a pena.

30 de janeiro de 2008

>> interstícios

ando com pouco tempo e vontade para fotografar. hoje senti saudades, portanto recupero aqui um post que fiz em tempos no meu outro blogue.

- hey, someone's missing!
- joe, where's your little brother?
- fuck! humpty dumpty, get away from the wall right now you bastard!

29 de janeiro de 2008

>> old men on the block

acabei de ler que os 'new kids on the block' vão voltar ao activo. depois de há pouco tempo os 'take that' terem-se reunido, agora é a vez desta boysband que levou à loucura milhões de roliças adolescentes entre 1984 e 1994.

numa altura em que por cá, a mais recente boysband vai acabar (para os monges cartuxos que estiveram em clausura nos últimos quatro ou cinco anos, falo de uns miúdos pseudo-actores que alguém achou que podiam ser pseudo-cantores, e que criaram uma pseudo-banda de seu nome sobremesa, mas em inglês), parece que lá por fora a tendência é para a ressureição destes grupos de rapazes esbeltos, formosos e bem dançantes... que agora provavelmente serão trintões barrigudos, calvos e mancos.

pelo ritmo das coisas, preparem-se para daqui a uns anitos voltar a levar com os excesso, d'arrasar, milénio e afins.

mais uma vez... medo, muito medo!


new kids on the block - 'step by step' [1990]

28 de janeiro de 2008

>> spook

ontem, uma amiga de longa data* perguntou-me se eu não namorava 'por opção'. a minha resposta foi qualquer coisa como isto:

'não creio que exista uma opção. se não namoro é porque não gosto de ninguém o suficiente para ter uma relação. ou se gosto, não é correspondido. para namorar é preciso gostar... e gostar não é uma opção, é algo que acontece'

eu ficaria muito orgulhoso de mim mesmo com este pensamento profundo, não tivesse ele sido 'parido' nas circunstâncias seguintes:

1. era domingo;
2. eram duas da manhã;
3. estava sentado na cama com o portátil no colo e a ver o resumo dos golos da liga inglesa.


portanto... orgulhoso? não, assustado. estarei a tornar-me sensível? serei eu uma potencial fonte de pensamentos cliché? passará o meu futuro por uma carreira como escritor de autocolantes que começam com a frase 'amor é'?

medo... muito medo.


* - optei por este termo porque se escrevesse 'ex-namorada' ia influenciar a vossa interpretação do que escrevi a seguir. ela é a prova de que nem todas as conversas entre ex-namorados falam de trivialidades e terminam em discussão ou naquele silêncio capaz de perfurar orgãos vitais.

25 de janeiro de 2008

>> house of envy

... quem é que já tem bilhete para portishead e feist? quem é, quem é?


portishead - 'glory box' [new york, 1997]

se pensam que este post é para fazer inveja a certas e determinadas pessoas, estão cem por cento correctos. bom fim-de-semana e agasalhem-se, que está fresquinho.

>> 112



jornal da noite - 24.01.08

moral da história: caso o senhor não estivesse morto, se ouvisse esta conversa morria de susto... ou a rir.

24 de janeiro de 2008

>> do it do it do it do it now

... diz que é já amanhã. e diz que eu vou lá estar.


hot chip - 'ready for the floor'

22 de janeiro de 2008

>> a decisão

ofereceram-me um cargo, ofereceram-me o dobro do ordenado, ofereceram-me uma oportunidade excelente para experimentar outro ramo, ofereceram-me contrato de um ano e até me ofereceram uma assistente.

por outro lado, ofereceram-me o afastamento do jornalismo, da tv, de lisboa, da família, dos amigos, das noitadas, dos concertos, das peças de teatro, dos filmes e de tudo aquilo que neste momento me preenche.

não há euros que compensem a minha sanidade mental, e essa neste momento está aqui.

... decidi ficar.

16 de janeiro de 2008

>> the great escape

o tempo é de decisões, daquelas difíceis de tomar.

vejo-me numa situação em que a minha palavra final envolve muita coisa e muita gente. hoje percebi que para além disso, envolve lágrimas.

seja qual for a opção, sei que me vou questionar. sei que me vai doer.

odeio ser adulto.

14 de janeiro de 2008

>> will you do the fandango?

eu sei que ninguém me perguntou nada, mas se tivesse de eleger a música da minha vida, muito provavelmente seria esta.


queen - 'bohemian rapsody'

p.s.1 - quem é que se lembra do famoso 'head bang' no filme wayne's world?
p.s.2 - dava um rim para ter estado no concerto no wembley em 1986.
p.s.3 - nesta altura do post, já repararam que hoje não estava com cabeça nem tempo para escrever.
p.s.4 - entretanto lembrei-me de mais umas quantas músicas que poderiam ser 'da minha vida'.
p.s.5 - é impressão minha, ou está fresquinho?

11 de janeiro de 2008

>> my first time

é oficial. pela primeira vez na minha vida, senti um sismo. estou tão orgulhoso.

foi fraquinho. pois que foi, mas não interessa. eram 00h21 e estava eu sentado na minha cama, com o portátil ao colo e encostado à parede. na altura ainda pensei que era o meu vizinho a fazer o amor ao estilo tarzan taborda. mas não, foi mesmo um sismo com a magnitude de 4,7 na escala de richter.

finalmente, já posso dizer que senti um sismo. agora só me falta ver um tornado, uma avalancha, um tsunami e um vulcão em erupção. sim, tenho uma estranha atracção por catástrofes naturais. hey, podia ser pior... tipo danças de salão.

>> radio ga-ga


ontem, chegou à minha caixa de correio pessoal um caricato e-mail. deixo-vos aqui a versão resumida:

Boa noite Exmo(a) Sr(a)

Sou a Vera Maltês, representante e manager de um novo talento nacional, o jovem artista João Machorrinho (...) um jovem alentejano, natural de Évora, que começou os seus estudos na área da música quando tinha apenas 7 anos.


Em 2007 realiza um sonho há muito desejado, gravar um CD com os seus próprios temas. Foi aí que surgiu este seu primeiro trabalho discográfico, intitulado "NOVO RUMO".

Temas como "Não te quero perder (nunca mais) ", "Com amor no coração", "Novo Rumo (vou seguir) " ou "Mágoa de Amor" são apenas um cartão de visita deste primeiro álbum de João Machorrinho, um "Novo Rumo" em termos profissionais que o vai certamente surpreender.

Como representante de João Machorrinho venho por este meio mostrar a vontade de passar por esta excelente rádio. Seria um orgulho para nós e creio que para os vossos ouvintes.

Fico a aguardar uma resposta da vossa parte.

ora bem, aspectos que devem ser analisados:
- eu tenho uma estação de rádio e ninguém me diz nada?!;
- vera... das duas uma: ou largas as drogas, ou largas a carreira como agente e encontras um 'novo rumo' para a tua vida profissional;
- joão... tu és a vítima no meio disto tudo. gostava de te poder ajudar, mas já não trabalho em rádio há 4 anos. no entanto, fica uma dica: arranja um nome artístico, novos nomes para as tuas músicas, e já agora uma agente que saiba para quem envia os e-mails;
- bom fim-de-semana e agasalhem-se... que está fresquinho.

10 de janeiro de 2008

>> helmet cam

ando há meses com a pancada de fazer uma peça para o programa com uma câmara destas. tinham de vir estes cabrões roubar-me a ideia. o que vale é que estes cabrões são a minha banda de culto desde os meus 12 anos. menos mau...


radiohead - 'jigsaw falling into place' [in rainbows, 2007]

9 de janeiro de 2008

>> bleu blanc rouge

- foi eleito em maio;
- no dia a seguir passeou-se com a família por várias ilhas mediterrânicas a bordo de um luxuoso iate de um multimilionário;
- em outubro divorciou-se da sua segunda mulher;
- em dezembro assediou umas quantas relações públicas no pavilhão atlântico em lisboa;
- ainda em dezembro começou a aparecer em público com a sua nova namorada, a conhecida e sensual modelo/cantora carla bruni.

a quem me refiro? ao monsieur le président de france... nicolas sarkozy!

ah... e como tem andado atarefado, ainda arranjou um tempinho para aparecer bêbado na cimeira do G8, em junho.



e tudo isto, em apenas 7 meses de mandato. política... o que é isso?! digam lá se nós não ficávamos bem melhor se o cavaco agora se divorciasse da mariazinha, se metesse nos copos, e depois começasse a aparecer em público com a mónica sintra... hum?

fica a sugestão senhor presidente.

8 de janeiro de 2008

>> ezequiel 25:17

pessoas mais próximas de 'moi-même', sabem que eu e a religião nunca fomos muito chegados. aliás, não é ao acaso que no seio da minha família tenho a alcunha de 'o herege'. talvez seja porque quando me questionaram se eu queria ir para a catequese, a minha resposta não foi nem 'sim', nem 'não'... foi uma gargalhada.

mas enfim, o meu reduzido conhecimento em questões religiosas ainda me permite saber que ao 7º dia o senhor deus meteu folga. mas também sei, que domingo é dia de ir à missa. ora bem, então o gajo pôs-se de molho e manda o pessoal sair de casa para o fresquinho da rua? granda lata!

posto isto, descobri que afinal eu sou um seguidor do senhor deus. passo o domingo em casa dos meus pais, de pijama vestido, dedicando-me à formosa arte de não fazer um cú.

e não sou só eu! andei a sondar por aí, e descobri que afinal a maior parte do pessoal segue o exemplo do senhor deus. dirigi-me aos meus amigos com a seguinte pergunta: domingo é dia de quê?

as respostas:
- dia de exercer a coçadela das partes
- dia de cortar as unhas dos pés
- dia de masturbar o comando da televisão
- dia de não conter gases
- dia de consumir 2 filmes por hora
- dia de actualizar a leitura sentado no trono a defecar
- dia de deixar o cérebro conservado num frasco de formól

(... e a minha favorita)

- dia de vestir o robe das bufas!

já agora, o que é que vocês fazem ao domingo?

[este post é dedicado à minha amiga 'cholens', que me obrigou a escrever sobre o 'robe das bufas' sob a ameaça de me castrar com um saca-rolhas]

7 de janeiro de 2008

>> scotch mist

no dia 31 de dezembro de 2007, os radiohead despediram-se do ano lançando na web uma emissão com todo o alinhamento do seu mais recente disco, 'in rainbows'.

essa emissão, denominada 'scotch mist', está agora disponível também no youtube. são 52 minutos e meio que faço questão de partilhar.



boa semana para todos.

4 de janeiro de 2008

>> o caso do ano

ao fechar o ano 2007, a comunicação social foi unânime em designar o 'caso maddie' como o caso do ano. ora bem, não retirando mérito a grandes furos jornalísticos como 'a prisão do mário do big brother' e 'josé castelo branco torna-se cantora lírica' (sim, o erro no género é propositado), eu sou obrigado a concordar com os meus colegas comunicadores.

mas o que faz de mim um jornalista de eleição (cof cof) é que EU SEI a causa do desaparecimento da maddie. e nem sequer foi muito difícil descobrir.

deixo-vos um video com provas conclusivas do desaparecimento da pequena madeleine mccan. hernani carvalho e luis maia... tomem lá e embrulhem! agora sou eu que vou escrever um livro sobre o 'caso maddie'. e até já tenho título... 'maddie 69'. porque foi o número de segundos que demorei a descobrir o video no youtube.



a miuda foi treinada pelos pais para fugir do apartamento. bem que nos enganaram... cabrões dos ingleses.

>> pilhas vs drogas

quando chegar à meia-idade quero ser assim, mas sem o cabelo comprido, as mamas e a patareca. ah, também dispenso o cortinado a fazer de vestido. erm... aquelas meias também não me parece. ah, e aquela cara de joão baião no tempo do big show sic também não me favorece nada. ok pronto, só queria mesmo a energia.

how kitsch is that?


chromeo - 'fancy footwork' [2007]

3 de janeiro de 2008

>> dois mil e oito

coisas que me surpreenderam durante este período de férias, que é como quem diz... cenas:

- um grupo de trintonas a ficarem loucas ao vislumbrarem ao longe um actor dos morangos com açúcar, gritando 'é ele!' vezes sem conta;
- o pai da benazir bhutto chamava-se ali bhutto;
- as mamas novas da floribella;
- não recebi meias no natal;
- voltei ontem à noite a lisboa, e não ouvi o meu vizinho a pinar.