28 de setembro de 2007

>> taxi driver

... ontem apercebi-me que a minha teoria de que tenho múltiplas personalidades está cada vez mais reforçada, quando paguei ao taxista e ele me respondeu 'obrigados'.

27 de setembro de 2007

>> sabem o que era giro?

mas mesmo mesmo mesmo giro?

... era o vulcão dos capelinhos entrar em erupção durante o directo do telejornal.

>> ot

nuno santos, homem, eu até gosto de ti e acho que estás a fazer um bom trabalho (olha a graxa)... mas onde é que tinhas a cabeça quando decidiste pôr a operação triunfo aos sábados à noite?

o pessoal trabalha e estuda durante a semana, portanto o sábado à noite serve para sair com amigos. não são só os velhotes que gostam de ver a operação triunfo, a malta 'jóve' também curte meeeeeeeen!

vá, muda lá isso para segunda ó faxavor, porque domingo os gatos têm lugar cativo. agora vai para dentro homem, que está frio e eu não quero que te constipes.

26 de setembro de 2007

>> rendez-vous

... um dia escrevi isto.

it’s late and he left behind a long way...
tired from the journey, he sits in front of the piano.
there he is on the middle of the hall,
he's cold and with his heartbeats going faster than the car that brought him here.
the hotel is empty… it figures, the clock marks 4 a.m.
a smooth and shy melody starts echoing all over the place.
there’s a cold suet on his hands, but even though… he’s getting warmer.
a door opens... there she is.
the piano is their rendez-vous point,
music will always be their rendez-vous point.


thom yorke - videotape [live from the basement]

25 de setembro de 2007

>> محمود احمدینژاد

mahmoud ahmadinejad, o presidente da república islâmica do irão afirmou hoje que no seu país não existem homossexuais. e mais, disse que no irão não existe esse 'fenómeno'.

tudo isto aconteceu nos e.u.a., mais especificamente na universidade de columbia. a plateia reagiu com naturais risos e gargalhadas. e isto até mostra que nem todos os norte-americanos são atrasados mentais (yeah right), porque eles sabem tão bem como eu que o mahmoud quando nasceu tinha pipi e ainda hoje faz chi-chi sentado.

ora confirmem lá...



pois bem, ele a mim nunca me enganou. no fundo mahmoud (sim, eu sei que visitas este blog diariamente) és uma lesbiana poligâmica!

perdeu-se uma miúda que segundo consta até cantava, ganhou-se um ditador homofóbico. e que tal ele e o bush com umas granadinhas na mão, mas sem cavilha. boa? era só esperar um bocadiiiiiiiinho...

24 de setembro de 2007

>> hormonas

por intermédio da minha amiga gija, fui parar a um site que se designa por 'myheritage' e que pode ser visitado aqui.

neste site, podemos inserir uma foto nossa e, através de um método complexo de reconhecimento de traços faciais, é-nos apresentado um lote de celebridades e a percentagem de semelhança que têm connosco.

ora bem, apreciem o meu resultado...

é inevitável fazer um balanço...

já não bastava andar a ser assediado por travestis, agora sou parecido com uma chinoca que nem sequer sei quem é?! mas atenção, em igualdade percentual com a heather graham... MUITO MELHOR!!!

como se isto não bastasse, os primeiros 2 senhores que aparecem têm tudo a ver comigo: eu sou branco... o jesse l. martin é preto. eu sou europeu e não tenho cadastro... o bin laden é árabe e é o homem mais procurado à face da terra.

quanto ao senhor tom felton, ele que me perdoe, mas também não sei quem ele é e a presença dele no meu lote de semelhantes não me agrada.

enfim... concluo que, facialmente (e sublinho o FACIALMENTE!) as minhas hormonas femininas estão em altas, ao passo que as masculinas andam a passear por outras raças.

agora com licença, vou ligar aos meus pais para lhes fazer um interrogatório, e vou ao google tentar perceber quem é a gong li!

>> setembro, o mês da virgem

85 % das mulheres portuguesas em idade fértil e sexualmente activas usam métodos contraceptivos. e perguntam vocês, como é que tu sabes disso penim?

não, não andei a investigar a vida sexual de ninguém (tirando a da tal vizinha que gosta de fazer o prazer manual às 4h da manhã com as cortinas abertas). a minha fonte é o instituto nacional de estatística que realizou um inquérito a 41 mil pessoas.

e como 41 mil mulheres é muita gaja, já estou a imaginar as conversas telefónicas...

- alô, estou a falar com a shô dona eufémia gertrudes ferreira que mora na rua das virgens santíssimas em aldeia da fé cristã?
- pois que sim meu menino.
- dona eufémia, estou a ligar do INE, e gostávamos de saber se a senhora ainda é sexualmente activa.
- a batedeira conta?

21 de setembro de 2007

>> o gato e a rata

lisboa - 5h30 (madrugada de quinta para sexta)

a caminho de casa, sozinho no meu carro a ouvir 'dead combo', paro num semáforo e reproduzo a batida da música no volante. no meio da música ouço qualquer coisa vinda do carro ao lado, mas entretanto está verde e arranco sem dar muita importância ao sucedido.

uns metros à frente reparo que o carro era um taxi, mas 'just in case' tranquei as portas.

mais um sinal vermelho, e o carro volta a parar ao meu lado. de novo a batida dos 'dead combo' e de novo umas palavras vindas do 'pendura' do taxi. desta vez olhei, fazendo a cara de mau nº42.

ao meu lado, um inconfundível travesti de cabelos lisos caídos e lábios pintados de vermelhão insinuava-se pela janela do carro. entre palavras e gestos que não vou reproduzir aqui, houve uma frase que entoada com sotaque brasileiro, ficou gravada na minha memória e atormentou toda a minha (curta) noite de sono.

'mi dá um beijo gato... vem brincá com a minha ratxinha vai.'

o sinal ficou verde, e lá fui eu a rir, descansado por não ter mais semáforos até chegar a casa.

20 de setembro de 2007

>> o tufo

ontem, ao ver o meu sporting perder em casa com o manchester, fiquei obviamente triste. não me venham cá com tretas de que não é bem uma derrota só por ter sido o ronaldo a marcar. reconheço que foram bonitas as reacções do público e do cristiano, mas porra, uma derrota é uma derrota.

mas enfim, ontem durante o jogo houve algo que me levou às gargalhadas umas quantas vezes. falo, como é óbvio, do nosso treinador paulo bento e a sua apetência para - sem qualquer tipo de intenção - dar nas vistas.

paulo... amigo... quando se tem um tufo de pelos no peito ao estilo 'austin powers', uma camisa branca a roçar o transparente não é de todo a melhor opção. pelo menos um casaquito a tapar... boa? vá, para a próxima já sabes.

este facto fez-me reflectir sobre a imagem que os nossos desportistas têm passado para o exterior ao longo dos anos. ora bem, quem não se lembra da selva sovacal da rosa mota? e do farfalhudo buço da fernanda ribeiro? vem-me também à cabeça as célebres escarretas do paulo futre, o cabelo do abel xavier e, mais recentemente, o sex appeal da pequena-grande vanessa fernandes.

tendo em conta que a maior parte do mundo só conhece o nosso país por causa de alguns feitos desportivos (pronto, alguns até sabem que tivemos uns marinheiros que descobriram umas coisinhas e até já fomos donos de metade do planeta), isto preocupa-me um bocado.

e cada vez que falo nisto, lembro-me de uma piada feita por um francês (sim, um cabrão de um 'franciú' deslavado!) no meio de um jantar cheio de alunos erasmus vindos de mais de 30 países:

- sabem como é que se distingue um avião que vem de portugal?
- ...
- tem pelos debaixo das asas.

ora digam lá se não merecia ter levado com a torre eiffel nos cornos...

19 de setembro de 2007

>> na última fila

ontem fui ao cinema ver 'a mighty heart' ou 'um coração poderoso' com a angelina jolie, o dan futterman e a archie panjabi.

o filme é sobre a história verídica do rapto do jornalista norte-americano daniel pearl por parte de terroristas no paquistão. a angelina protagoniza a mulher de daniel, a também jornalista francesa mariane, que vive o drama do rapto do marido e uma gravidez num país que não lhe garante segurança.

a angelina tem uma interpretação irrepreensível, num filme feito a pensar no óscar. o sotaque francês está muito bem conseguido, e num filme com poucas caras conhecidas, ela não cai no erro de roubar o protagonismo.

quanto à realização, também gostei. não é fácil imprimir um bom ritmo numa história em que - por ser verídica - não se podem inventar personagens. o estilo 'câmara ao ombro' com planos curtos e pouco estáveis dão ao filme a intensidade que poderia faltar, e a noção da velocidade a que tudo se passa enquanto se vive um rapto.

como jornalista, não pude deixar de reparar nas várias 'indirectas' que são enviadas a governos, religiões, partidos e até mesmo agências noticiosas. as pressões que estas entidades exercem, normalmente dão merda, mas raramente é para o lado deles... infelizmente.

18 de setembro de 2007

>> taras e manias

há uns dias, um ser assaz misterioso que mora aqui lançou-me um desafio. este, consiste em enumerar uma série de manias estranhas deste vosso anfitrião, vulgo eu.

como é óbvio, não vou enumerar todas, senão fazia aqui uma lista maior que as páginas amarelas da nova zelândia. portanto, resumi isto em 5 tópicos.

ora então, cá vai disto:

1. óculos escuros. é certo e sabido que não vivo sem eles. tenho às dezenas, de todas as marcas, de todos os feitios e de todos os tamanhos. sou viciado em lunetas solares, o acessório que melhor me define.

2. fazer trocadilhos parvos. esta é a mania que menos abona a meu favor. normalmente quando os faço, fico sozinho a rir enquanto as outras pessoas ficam a olhar para mim com aquela cara de 'coitado, é um caso perdido'. só para terem uma noção, faço trocadilhos do género 'o jude law é irmão de pão-de-law' ou ainda 'o toy tem ao seu seviço uma equipa promocional fantástica que já criou a cadeia de lojas toys'r'us e tem até uma biografia em filme chamada toy story'.

3. o umbigo. quem mexer nele habilita-se a levar um murro nos cornos. e não é daqueles murros à scolari, é mesmo um no meio do nariz com direito a sangue a esguichar ao estilo tarantino. não gosto, faz-me impressão e não tolero.

4. filmes com bolinha na companhia dos meus pais. eu sei que é parvoíce, mas aos 25 anos, não consigo ver um filme que tenha cenas de sexo ao pé do meu pai ou da minha mãe. incomoda-me e fico constrangido.

5. radiohead e arcade fire. não consigo disfarçar o meu ar de desiludido quando alguém me diz que não gosta destas duas bandas.


... e pronto, é isto. não vou passar este desafio a ninguém em especial, mas quem quiser pegar no dito cujo esteja à vontade.

17 de setembro de 2007

>> medo... muito medo

na passada sexta-feira a minha vida mudou. eram 16h e fiz uma pausa no trabalho. abri o meu perfil do hi5 para aceitar um amigo e depois cliquei no link que me dá acesso à lista de pessoas que visitou o meu perfil.

lá estava ela, no lugar cimeiro dessa lista. a única, a incontornável, o ícone da música portuguesa... ANA MALHOA!

não tenho tatuagens tribais, não uso calças de cowboy justas no rabo, não tenho cintos com fivelas harley davidson e não tenho fotos desnudas com o tronco coberto de óleo fula... portanto, o que terá levado aquele duplo airbag a cuscar o meu discreto perfil? já não chega ter traumatizado a vida de milhares de crianças a gritar buéréré durante manhãs a fio dona malhoa? hein?!

pelo sim pelo não, já me estou a preparar psicologicamente para durante esta semana receber a romana, a mónica sintra e as taity.

14 de setembro de 2007

>> nim vs alminhas

... e este post é inteiramente dedicado a uma casinha nesta 'kitsch boulevard' onde habitam 3 misteriosos seres que se intitulam 'alminhas'. por favor não me trucidem, esquartejem ou castrem depois disto. cá beijinho bizinhas!




queres favinhas michael?

13 de setembro de 2007

>> toca e foge

... e não é que se tornou mesmo num filme de terror!

é que foi tudo mau. a molha gigantesca na fila até entrar no estádio, o nuno gomes e o paulo ferreira a titulares, as duas miudas na fila atrás de mim que fizeram questão de fazer o relato inteiro do jogo ao estilo 'tertúlia cor-de-rosa', o golo da sérvia em fora-de-jogo a cinco minutos do fim, o metro que só vai até à cidade universitária... enfim!

serve-me de consolo aquele 'sururu' (como eu adoro esta palavra do mundo futebolístico, faz-me sentir congolês) no final do jogo. um verdadeiro jogo do 'toca e foge' que só os luso-descendentes sabem jogar. os sérvios bem queriam entrar na brincadeira, mas ninguém lhes explicou as regras.

para que fique bem explícito e para que não existam mal-entendidos em futuros 'sururus', aqui vai o essencial do 'toca e foge' à portuguesa (ou brasileira):

1 - fazer peitinhos;
2 - erguer o queixo, de forma a que a parte de trás da cabeça quase bata nas costas;
3 - arregalar os olhos;
4 - mandar os braços para trás;
5 - de boca semi-fechada, e com os dentes cerrados dizer coisas como 'anda cá pá', 'eu mato-te' ou 'não me agarrem qu'eu vou'ma ele';
6 - dar quatro ou cinco pequenos mas rápidos passos até ao opositor e depois parar (muitas vezes este acto é seguido de um ligeiro e pouco másculo 'encostar de testas');
7 - com um gesto rápido e pouco preciso, dar um murro/chapada no opositor e imediatamente desaparecer no meio da multidão.

agora se não se importam, traduzam lá isto para sérvio e enviem aos pobres rapazes, para a próxima poderem jogar à vontade.

12 de setembro de 2007

>> filmes e afins

na segunda fui ver 'o contrato' ao campo pequeno. é um filme giro, mas nada de extraordinário. aliás, acho que se não fizessem parte do elenco os senhores john cusack e morgan freeman, 'o contrato' não passaria de um filme mediano.

na terça fui ver 'os fantasmas de goya' ao cinema londres. o javier bardem é um senhor. dá 'quinze a zero' ao banderas em termos de charme latino, e como actor nem se fala. a natalie portman é a minha actriz fétiche (a par com a scarlett johanson). é gira, boa actriz e sabe escolher os filmes que faz. quanto ao filme, o argumento não é fabuloso, mas a conjugação de factos históricos valoriza-o bastante na minha opinião. as interpretações são fantásticas e a caracterização da natalie é genial.

hoje vou ver o portugal-sérvia a alvalade... espero que não se torne num filme de terror.

10 de setembro de 2007

>> grey day

talvez por ser segunda... talvez pelas nuvens que se instalaram no céu lisboeta... hoje estou numa 'grey mood' e apetece-me ouvir músicas como esta...



diz que o nome do rapazito é rufus, diz que o seu apelido é wainwright, diz que vai ao coliseu dos recreios no dia 6 de novembro, e diz que eu também.

confesso que há uma parte de mim que adora dias cinzentos. são dias como estes que empurram grupos como radiohead, nouvelle vague, antony and the johnsons e sigur'ros para o topo da minha playlist. nestes dias sinto que a escrita [não esta, a do trabalho] tende a fluir melhor, e à noite não me importo de me isolar no quarto com os meus pensamentos, as minhas ideias, os meus projectos, e a minha música...

até amanhã.

9 de setembro de 2007

>> a rotina

... aos interessados, ofereci à mãe bilhetes para o concerto do jorge palma no centro cultural olga cadaval, onde vai apresentar o seu mais recente álbum 'vôo nocturno'. a mãe gosta, o pai gosta e o filho gosta de oferecer este tipo de presentes. faz-lhes bem quebrar a rotina.

mas atenção ao conceito de rotina. há muita gente que associa imediatamente a palavra 'rotina' a um sentido depreciativo, a uma vida cinzentona em que não se vê a luz do dia, o verde das árvores, o chilrear dos pássaros, os vizinhos a fazerem o prazer às 4h da manhã no prédio em frente com as cortinas abertas, o carlos castro a ser espancado por um indivíduo de 1m97... e essas coisas bonitas que dão sentido à vida.

ouço frequentemente, das mais variadas bocas, a seguinte frase: 'eu no meu quotidiano não tenho rotinas.'

pois bem, eu na altura até dou a palmadinha nas costas, uso o sorriso de bolso nº23 e aceno com a cabeça como quem diz 'ah campeão!'. mas no fundo, apetece-me imediatamente questioná-los até descobrir umas quantas rotinas e depois espancá-los verbalmente. toda a gente tem rotinas!

pensem naquilo que fazem todas as manhãs antes de ir para o trabalho, ou aulas, ou coçar a micose. há uma sequência de acções logo pela manhã, que sem elas, o resto do meu dia não faz sentido. como no outro dia, em que me levantei, liguei a tv na sic notícias, fiz o meu chi-chi, tomei o meu duche, comi a minha tosta de queijo, bebi o meu compal, liguei o rádio do carro na 'radar', cheguei ao trabalho à hora normal, iniciei o pc e... NÃO HAVIA CAFÉ!

pronto, foi o descalabro. a partir daí todos os motivos são bons para espancar até à inconsciência quem quer que me refira a palavra café. pelo menos até à hora de almoço.

concluindo...
tenho rotinas? tenho.
gosto das minhas rotinas? gosto.
gosto de as quebrar? também [excepto quando se trata do café matinal]

7 de setembro de 2007

>> s.o.s.

peço encarecidamente a todos os que passarem por esta avenida, que me ajudem a ter ideias para a prenda de anos da minha mãe.

informações adicionais:
- a mãe faz 54 anos
- a mãe faz anos hoje [dia 7]
- a mãe chega hoje de férias
- eu vou jantar com a mãe hoje

pode ser que com estes dados o vosso sentido de solidariedade fique mais apurado. caso não tenha resultado, e não tenham noção do meu desespero...

AJUDEM-ME!

6 de setembro de 2007

>> electrelane

electrelane >> to the east

ando viciado nesta e noutras músicas deste grupo. cusquem que vale a pena.

[sim, também vão ter muita música por aqui]

5 de setembro de 2007

>> kitsch... net

... e que belo trocadilho este do título hein!

sendo este o primeiro 'post' temático deste blogue, nada melhor do que abordar a forma desastrosa com que eu lido com alguns aspectos da internet. vamos começar aqui mesmo, nesta avenida, e no trabalhão(!) que tive a construi-la.


sou um tótó... pronto, é isto. não imaginam a quantidade de vezes que esta frase me passou pela cabeça entre ontem e hoje. ele é 'templates', 'urls', 'htmls' e afins... ele é mudar as cores, o tipo de letra e o tamanho... basicamente ele é uma série de mariquices que me deram cabo dos cornos, e que fizeram com que ontem e hoje não fizesse um cú no trabalho. ou melhor, o que produzi nas últimas 48 horas não se resume sequer a uma nádega, quanto mais um cú inteiro.

enfim, com alguma (grande) ajuda, lá consegui ultrapassar a maior parte dos obstáculos, e o resultado está à vista.

mas... nestas coisas da internet, ainda há aspectos de que me orgulho. por exemplo... sou o maior a pesquisar 'cenas' no google. é verdade, ninguém consegue encontrar uma morada ou número de telefone mais depressa do que eu. se a internet fosse um palheiro, e uma morada fosse uma agulha, eu seria a pessoa indicada para a encontrar em menos de 30 segundos (sim, já fui doente ao ponto de cronometrar).

orgulho-me também de nunca ter reenviado nenhum e-mail daqueles que, caso não reenviasse, me iria fazer ter azar durante sete anos, entrar em celibato para o resto da vida ou morrer com o peso na consciência de não ter salvo o filho do mughanbi na guiné conacri.

contudo, o meu maior orgulho de todos (e este sim é especial) é o facto de ter o mesmo e-mail desde os meus 16 anos. pois é, tenho um mail com o meu primeiro e último nomes desde o longínquo ano de mil nove e noventa e oito. era jovem... sim era. era inconsciente... sim sou. mas nunca (!) tive um e-mail do género 'actionman@hotmail.com', 'putogiro16@yahoo.br' ou 'montanelas@portugalmail.pt'.

conheço dezenas de pessoas que quando entraram na faculdade ou arranjaram emprego tiveram de mudar de mail... eu não.

e pronto, é isto.

ah... e também sou bom a fazer trocadilhos nos títulos dos 'posts' (ou não).

4 de setembro de 2007

>> o desafio

este sou o 'eu' mais improvável de acontecer. a minha esquizofrenia comunicativa manifesta-se nas mais variadas formas, mas esta é sem dúvida aquela que mais me vai custar a levar a cabo.

aqui reside o desafio que tenho vindo a adiar, mas que sempre considerei inevitável. este era o filme de terror de que tinha medo, mas que sempre espreitei por entre os dedos.

num aspecto, este 'eu' vai ser igual a todos os outros... a falta de lógica, metodologia ou sequência coerente entre 'posts'. isto é, a lógica deste blogue é não ter lógica alguma. vou escrever [ou não] sobre aquilo que me apetecer.

esta é a 'kitsch boulevard', a avenida onde resido. moro no último andar do prédio mais alto. sou o 'big brother' da vizinhança, e faço questão de partilhar tudo o que observo.

sejam bem-vindos